Submeter

IEM Carbono Social - Caracterização do Projecto

Todos nós, indivíduos e empresas, contribuímos para o fenómeno do aquecimento global: com a energia que consumimos em casa, nos edifícios de escritórios e nos processos produtivos; com as nossas opções de transporte, com os resíduos que geramos.

 

Combater as Alterações Climáticas significa reduzir emissões de gases com efeito de estufa (GEE). Uma responsabilidade de todos que pode e deve ser assumida de forma voluntária.

Esta assunção voluntária das responsabilidades na diminuição das emissões de gases com efeito de estufa necessita grande empenho das entidades que estão no terreno e cujas competências o permitem no sentido de sensibilizar para a mudança de comportamentos, desempenhos e modus operandis, bem como de auxilio na procura e desenvolvimento das melhores situações caso a caso.

O Projecto aqui apresentado pretende apresentar, fomentar e sensibilizar, esta solução integrada que parte da quantificação de emissões de gases com efeito de estufa associadas a actividades de empresas, pessoas e instituições. Com este projecto e esta dinamização, poderá se desenvolver um mercado voluntário de créditos de carbono, uma Economia de Baixo Carbono.

Como já referimos, são necessárias alterações energéticas, ambientais e sociais para se alcançar os resultados desejados em prol do IEM Carbono Social/ Carbono Zero, das emissões nulas de CO2.

Existem diversos caminhos flexíveis para alcançar o objectivo e pretendemos apenas criar o “disposable income” para que a sociedade os procure e trilhe.

Como sabemos, todas estas questões – energia, ambiente e sociedade – estão na agenda deste país e respectivas empresas e, na medida do possível, tentam encontrar-se soluções integradas e medidas abrangentes.

Sabendo que a Igualdade de Oportunidades constitui, actualmente e por força da constituição e do tratado da união europeia, uma tarefa do estado português é para o IEMINHO de máxima importância o seu envolvimento tendo em conta as nossas actividades e serviços que passam pela inovação e pela evolução não apenas de empresas mas também de pessoas.

O nosso interesse dilui-se no interesse global de evolução do país que se encontra na cauda da Europa em termos de alfabetização e demais indicadores similares.

A Responsabilidade Social das Empresas (RSE) é a integração voluntária de preocupações sociais e ambientais nas operações quotidianas das organizações e na interacção com todos os stackeholders. Trata-se de um modo de contribuir para a sociedade de forma positiva e de gerir os impactos sociais e ambientais da organização como forma de assegurar e aumentar competitividade.

Uma organização socialmente responsável tem em consideração, nas decisões que toma, a comunidade onde se insere e o ambiente onde opera.

 

Próxima Convenção das Nações Unidas sobre Mudança do Clima
Próxima Convenção das Nações...
Sétima Conferência das Partes (COP 17) da Organização das Nações Unidas sobre as Alterações...
2011.03.10
Empresas podem ser financiadas até 45%
Empresas podem ser financiadas...
Como financiar a responsabilidadee social e a Igualdade de Oportunidades na sua empresa?
2011.03.01
The Social Carbon Company is now  'Sustainable Carbon'
The Social Carbon Company is...
Commencing immediately, the Social Carbon Company will now be called Sustainable Carbon. The change...
2011.03.01
WORKSHOPS IEM CARBONO SOCIAL
WORKSHOPS IEM CARBONO SOCIAL
NORMA INTERNACIONAL SA 8000 CERTIFICAÇÃO EM RESPONSABILIDADE SOCIAL
2011.03.01
Carbon Market Insights Americas
Carbon Market Insights Americas
Point Carbon Thomson Reuters invites you to the 4th annual Carbon Market Insights Americas in the heart...
2011.03.01
National Sustainability Conference
National Sustainability Conference
This conference builds on the Climate Change @ Work series of conferences which take place in Australia...
2011.03.01
BCSD Portugal
BCSD Portugal
BCSD Portugal – Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável
2010.07.15
Carbon Expo
Carbon Expo
Nos dias 26, 27 e 28 de Maio de 2010, teve lugar em Colónia (Alemanha) o evento...
2010.07.15
UNEP
UNEP
United Nations Environment Progranme - environment for development
2010.07.14
Alterações Climáticas - Low Carbon Economy (Economia de Baixo Carbono)